Mas, mais do que beleza, outro ponto importante de destacar é a sustentabilidade. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como decorar a casa de forma sustentável, em harmonia com o meio-ambiente.
Utilize apenas madeira de reflorestamento
Caso opte pela utilização de objetos e móveis de madeira, tenha certeza da origem do material. É imprescindível que a madeira utilizada seja proveniente de reflorestamento, a fim de desestimular o desmatamento, já que essa madeira é obtida de florestas que são plantadas com a finalidade de extração. Para ter certeza, procure pelo selo SFC Brasil.
Reutilize
Bom, depois que você já verificou a procedência dos móveis e outros objetos em madeira da sua casa, podemos dar mais um passo: reutilizar as coisas que você já possui. Skates velhos podem servir de prateleiras para o quarto de um filho adolescente, uma poltrona inutilizada pode ganhar uma cara nova recebendo uma mão de tinta, garrafas podem se tornar luminárias e, com um pouco de criatividade, pallets de madeira ou caixotes de feira podem virar móveis com um estilo mais rústico. Sem perceber, você vai notar que muita coisa pode ser reutilizada!
Reduza
Outro fator que vai ajudar a ter uma decoração mais sustentável é a redução. Como já vimos na decoração escandinava, menos pode ser mais. Desenhe, planeje e veja outras opções antes de decorar a sua casa. Saber de todas as alternativas pode ajudar a reduzir o número de itens desnecessários e, consequentemente, o consumo.
Fonte: YouTube Alphaville Urbanismo/Instagram DicasDaPati
Procure por produtos que durem
Optar por materiais que tenham uma durabilidade maior também é uma maneira de ser sustentável. A ideia é que você consiga conservá-los por mais tempo, reduzindo a necessidade de sempre comprar novos objetos ou móveis para substituir os antigos. Com um pouco de criatividade, inclusive, é possível reutilizar móveis e objetos antigos, dando o seu toque único para o ambiente, apenas com uma pequena reforma, reposicionando ou trocando o item de cômodo.
fonte: alphaville