A geração dos Millennials, seu comportamento e padrão de consumo, é pauta de discussão em todos os meios, seja na psicologia, marketing, gestão de equipe ou vendas, e cada vez mais é necessário atualizar nossos conhecimentos para acompanhar essa renovação.
Mas você sabe quem são os millennials?
Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Alguns estudiosos diferem sobre as datas exatas, mas estima-se que essa geração representa os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000.
Podemos falar que essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Vivendo em ambientes altamente urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.
A Internet teve papel fundamental para chegarmos onde estamos hoje como sociedade. Basta olhar os avanços permitidos pela maior conectividade com pessoas, serviços e produtos.
As interações virtuais mudaram não só as relações midiáticas e sociais, mas também as relações de trabalho. É só pensar no enorme mercado digital que temos hoje e quantas pessoas ele impacta.
Aposto que você, em algum momento, já se perguntou:
Como que as pessoas viviam sem o Google, cara?
As pessoas viviam sim, amigo. Mas não podemos negar que o Google trouxe uma porção de novas utilidades, novas maneiras de se fazer negócio e um novo mercado a ser explorado.
Mas qual a relação desse fenômeno com os millennials?
Ela é de certa forma bem simples. A geração Y nasceu nesse mundo, foi criada nesse modelo de civilização cada vez mais conectada e globalizada.
Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio, mesmo que incipiente.
Os millennials estão a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informação. De certa forma, as crianças tendem a interagir menos com os pais e os professores, uma vez que eles conseguem achar o que procuram de maneira mais rápida na tela de computador.
Veja bem, não estou fazendo juízo de valor sobre esse tipo de padrão comportamental, mas você há de concordar comigo que essa tendência tem grande influência no status quo, não é mesmo?
A geração Y vem mudando as relações de trabalho e consumo e isso, hoje, é um fato. Mas como devemos nos adaptar a esses novos padrões? Como vender para esse tipo de público?
Os Millennials têm a expectativa de ter informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar e em qualquer altura.
A cultura de compra vai se adequando na medida com que a sociedade vai se desenvolvendo. As técnicas e metodologias de vendas devem ir se adaptando e se renovando com o passar do tempo.
Antes de adentrarmos mais fundo no assunto, separei algumas descobertas sobre como geração Y consome que estão impactando o seu negócio!
Vamos a elas:
- Eles não são influenciados por propagandas – A Geração Y acredita que a publicidade não é autêntica – é por isso que TV em streaming online e os bloqueadores de propaganda no Facebook e no Youtube fazem tanto sucesso.
- Eles procuram por resenhas em blogs antes de comprar algo – Na hora de fazer uma compra, os millennials tendem a se basear em resenhas em blogs. As gerações mais antigas confiam nas mídias mais tradicionais, enquanto a Geração Y procura nas mídias sociais uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos.
- Eles valorizam mais a autenticidade do que o conteúdo – Os millennials precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido. Os blogs tendem a ser mais verdadeiros e comandados por poucas pessoas – a Geração Y se conecta melhor com indivíduos do que números.
- Eles querem estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais – Se uma marca se relaciona com eles nas redes sociais, isto aumenta a probabilidade de tornarem-se clientes. Isso gera mais trabalho para as empresas, mas é a melhor forma de chegar até a Geração Y.
- Eles querem coproduzir com as empresas – Hoje em dia, as companhias criaram os produtos e esperam que seu público-alvo vá consumi-los. A Geração Y quer estar envolvida na produção.
- Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos – A Geração Y ama novas tecnologias, mas para manter a marca relevante, é preciso conquistá-los assim que a plataforma for lançada.
- Eles são consumidores leais – Quanto mais cedo uma conexão forte é estabelecida, melhor para as empresas porque estes indivíduos tendem a continuarem a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.